Guias
Como comprar a melhor garrafa de vinho
Obtém a melhor orientação e serviço com um especialista
As respostas que obtém tendem a corresponder às perguntas que faz.
Quanto mais pessoas perguntarem qual o melhor vinho, mais respostas receberão.
Uma garrafa cara, rara e antiga da exclusiva casa de champanhe Krug é necessariamente melhor do que a maravilhosamente refrescante garrafa de rosé de 5 euros que desfrutou com o seu ente querido sobre uma baguette crocante com queijo pâté e com vista para o Mediterrâneo ao sol?
Critérios e preferências infinitos desempenham um papel aqui, por isso, qualquer resposta precisa é (felizmente) tão boa quanto impossível de obter.
Um especialista analógico antigo
Por isso, a resposta não é qual o vinho, mas onde encontrá-lo. Comprar uma boa garrafa de vinho é um pouco como comprar os registos que costumava ser. É tudo sobre onde encontra o seu vinho.
Encontre um verdadeiro comerciante de vinho na sua área. Conheça-o e deixe que o seu comerciante de vinho conheça você e as suas preferências. Quanto mais o seu revendedor de vinho (ou distribuidor de recordes) souber sobre as suas preferências de sabor, maior será a probabilidade de a sua próxima compra atrair o olhar dos touros.
É provável que o seu comerciante de vinho lhe faça algumas perguntas preliminares. Estes podem ser sobre os vinhos que gosta, para que precisa do vinho, o seu orçamento potencial e assim por diante. É um bom começo se conseguir limitar a geografia, a uva ou a cor.
Uma questão de estilo
Nos círculos vinícolas, existem os conceitos de estilo "moderno" e "tradicional". Estes conceitos são altamente generalizadores e muitos exemplos contradizem esta perspetiva, mas continua a ser uma boa forma de descrever as suas preferências.
Por "moderno" entende-se vinhos cujo estilo é semelhante aos vinhos ultramarinos da América do Sul, Austrália e EUA em particular. Bolhas significativas, expressivas, de corpo inteiro, suaves e suculentas com muito álcool e idade.
No outro extremo da escala, temos a expressão "estilo tradicional", que se refere à ideia mais clássica de França, Itália e Alemanha. As palavras-chave aqui são elegância, subtilidade, secura, modéstia, acidez, taninos e frescura.
Seria de grande ajuda para o seu comerciante de vinho se pudesse indicar-lhe uma destas duas direções principais.
Troque ideias e gaste um pouco mais
Deixe que o seu comerciante de vinho lhe apresente uma ou duas amostras na loja e permita-se comprar uma ou duas garrafas à sua recomendação.
Volte ao seu revendedor de vinho assim que tiver esvaziado as suas garrafas e, de preferência, enquanto ainda estiverem bem frescas na sua memória. Dê o seu feedback, expresse a sua opinião e explique como gostou ou não dos vinhos.
E agora é o momento de se mimar, elevando um pouco o seu nível de preço. Se normalmente gasta 12 € numa garrafa de vinho, tente passar 15 €. Se o seu limite for de 15 €, tente um por volta de 20-25 €.
Felizmente, este jogo não vai continuar indefinidamente. De forma aproximada, existe um limite mágico de cerca de 35 €, em que começa a pagar por uma baixa oferta combinada com uma grande procura em vez de alta qualidade dentro da garrafa. Existem exceções a isto, mas basicamente não está completamente desligado.
Third strike and you are out
Se o seu comerciante de vinho não acertar na terceira vez, está na hora de encontrar outro comerciante de vinho. Período
Se ele ou ela estiver no local, é o início de muitas experiências maravilhosas e, não menos importante, novas no mundo do vinho. Tal como acontece com o teu registador local, é muito divertido ser apresentado a algo novo que despertará a tua curiosidade e alargará os teus horizontes.
Sem mencionar a alegria de ter o seu comerciante de vinho, revendedor de discos ou talho local a pensar em si como alguém que vale a pena agradar.
Assim, podemos fazer tudo com estas três dicas:
1. Conheça o seu comerciante de vinho e deixe-o conhecê-lo.
2. Puxe o pescoço para fora e gaste um pouco mais na próxima vez.
3. Evite gastar mais de 30 € numa garrafa.
E, além disso, não há tal coisa como a expressão errada ao descrever sensações gustativas. Existem frases e termos comerciais úteis que vai aprender ao longo do tempo.